22 junho 2012

Pára tudo!!! TU-DO!


 
" (...) A ideia vem do Brasil e consiste na realização de festas onde se dança, se bebe bebidas sem álcool e não se esquece a oração.Cortar com a visão "muito quadrada" que os jovens têm da igreja, proporcionando-lhes um convívio cristão, sem bebidas alcoólicas, é um dos objectivos de uma iniciativa que irá decorrer no dia 17 de Julho, em Fátima.
A promoção de festas designadas "cristotecas" está a dar os primeiros passos em Portugal e surge pelas mãos da Aliança de Misericórdia, uma comunidade católica originária do Brasil. 
A "cristoteca" desenrola-se num espaço que inclui uma pista de dança, mas não esquece a oração e a evangelização e tem entrada gratuita. A "cristoteca" do dia 17 decorrerá no Centro Pastoral Paulo VI, que abrirá as portas as 20h com uma missa, seguindo-se a abertura da pista de dança, e da área Cristodrinks, onde serão servidas bebidas sem álcool.
Vanessa Bueri, missionária brasileira da Aliança de Misericórdia, disse à agência de notícias Ecclesiaque durante a noite será feita a "evangelização corpo a corpo". "Abordamos os jovens enquanto eles dançam e se divertem, para poder falar um pouco de Deus com eles", referiu a missionária, acrescentando que "quem o desejar, poderá participar no dia seguinte num encontro espiritual e formativo promovido pela Comunidade Canção Nova". 
O único senão, referiu Vanessa Bueri, é o facto de o local ter de encerrar à meia-noite e meia, correndo-se o risco de os jovens irem divertir-se o resto da noite para as discotecas convencionais. "Ficamos tristes por terminar nesse horário e por não termos condições para continuar pela madrugada", acrescentou, notando que no Brasil as "cristotecas" não fecham antes das cinco horas da madrugada. 
Vanessa Bueri disse também à Ecclesia que "é preciso proporcionar uma experiência de tal maneira intensa que os jovens não tenham vontade de ir para outros espaços de diversão". "Para que este trabalho de formiguinha crie raízes é preciso encontrar um local fixo, onde os jovens se possam dirigir todos os fins-de-semana à semelhança do que acontece em São Paulo", frisou. 
No seu sítio na internet, a Aliança de Misericórdia diz que ao criar o conceito de "cristoteca", a ideia é "sermos mais espertos que o mal". Ou seja, "oferecer um ambiente que é uma verdadeira sala de dança, mas ali quem reina é Jesus". A organização refere que a ideia foi desenvolvida pelo padre João Henrique, que pela sua experiência de mais de 20 anos a acompanhar jovens percebeu que os "primeiros contactos com drogas, álcool e prostituição acontecem em discotecas". O padre, diz a Aliança de Misericórdia, sentiu que "é por falta de uma opção melhor que muitos jovens frequentam esses lugares e trilham caminhos que os levam à morte". (...)"
in P3
Minha gente boa... o que é isto, hein??? 
Eu cá acho que há coisas que não combinam, desculpem lá a minha inaptidão mental. 
Discoteca, dançar e o coiso e tal, não liga com ser evangelizada. É como usar bolas e xadrez de uma vez na roupa, apoquenta-me! Vos garanto que nos tempos idos em que saía para abanar o capacete como se o mundo fosse acabar ontem, a última coisinha que queria era ser evangelizada, ou confessada ou coisas afins. Também não morri por ter frequentado (já não frequento porque me falta tempo e energia para me coçar quanto mais para ir dançar) esses sítios rotulados como o demo. Chama-se ter cabeça. Todos temos uma. Se a usamos ou não, já é com cada qual. 
Mas voltando à questão inicial...  o que é isto, hein???

2 comentários:

raquel disse...

Mas isto é verdade!?!?
Parece partida de 1 de Abril...
Estou parva!

Mas alguém alinha nisto?!? Juro que não estou em mim de tão incrédula que estou...

Anónimo disse...

Adoro!!! Especialmente a parte da "Evangelização corpo a corpo" - abordar os jovens enquanto dançam e se divertem para falar um pouco de Deus???
Hum.... isto pode ser muito sugestivo...