02 janeiro 2012

Do primeiro post de 2012 e das músicas que me aquecem o coração XXV...

Dizem que é ano mau. Que o bicho papão vem aí, que a economia vai colapsar, que estamos pobres, que estamos tristes (pudera...com tanto incentivo), que estamos na cauda da Europa. Que um dia vamos todos acordar e vamos estar semelhantes à Argentina de há uns anos atrás e poderemos acender um cigarrinho com notas de 500 euros (nunca vi a cor à dita, nem lhe senti o cheiro e ainda cá ando)... 
Que o mundo acaba a 21 de Dezembro (não dá jeito que o meu Pai faz anos. Oh tu que decides, amanha-te com a tua agenda) e que todo o mal se abaterá sobre nós
Desisti de ver noticiários e limito-me a ler notícias online, chega para ficar de coração apertado (e querer dar com a cabeça numa esquina). 
O que me espanta e entristece profundamente é que notícias de esperança, de alegria, de bondade, são sempre as últimas a aparecer, como se não fossem tão importantes como a notícia da desgraça. Porque essa sim, vende mais. Uma criança que foi salva por uma nova técnica médica, um Lulu que tinha fugido ao vizinho e que apareceu, uma criança que nasce saudável e perfeita contra todas as expectativas, um casal que está junto desde 19 e troca o passo e assim continua. Que um cientista português lidera um projeto inovador e é reconhecido lá fora, publicando em revistas da área conceituadas. Que somos um povo extremamente solidário, pena não haver agências de rating para isso... Que há quem dê um pouco do seu tempo a ajudar sem esperar nada em troca um casal de idosos ou uma família que passa por necessidades piores que a dela própria. E tanta coisa mais, tanta notícia boa todos os dias que simplesmente não têm direito a tempo de antena...
Que somos capazes, que não somos inferiores a quem nos quer por a pata em cima à força toda. Esses esquecem-se que nós, Portugueses, os ajudamos a construir o País que têm, quando um regime nos obrigou a procurar lá fora uma vida melhor (não se engasgue com o seu Strudel Senhora Merkel. Senhor Sarkozy, vá lá a correr para a sua mulher e filha e poupe-nos às suas dissertações sobre se acorda para ir ver a criancinha a meio da noite ou não, could not care less. Ignóbeis...).  
Podemos ter tido más governações, blá, blá, blá, não sou economista, não posso dizer se sim, se não... Não posso dizer se houve dinheiro esbanjado nem quem meteu uns trocos a mais ao bolso (eu não fui, de certezinha absoluta). Para tudo há solução (menos para a morte que essa não perdoa, a chata) mesmo que essa implique esforços que nos doam muito. 
Por isso, neste primeiro post do ano, apetece-me apenas dizer que o bicho papão até pode vir aí. Mas eu também estou cá para lhe dar as boas vindas, que isto não se entra pela minha casa adentro e faz-se o que se quer. Também estou cá para lhe dar a volta e brincarmos às caçadinhas. Mais importante mesmo é a capacidade de nos adaptarmos ao que vier. Com coragem, com um sorriso (mesmo que forçado). Baixar os braços e encolher os ombros mal não faz, mas bem também não. Chorar sobre o leite derramado não ajuda. Olhar para o leite derramado e magicar maneiras de o voltar a por no tacho é bem mais útil..
Se 2012 é ano mau? Até pode ser... mas não será por não dar o meu melhor a todos os níveis. E tentar sempre, mais e melhor. Superar-me. Mesmo que para isso tenha de fazer das tripas coração...
Como dizia o meu querido Raúl Solnado "Façam o favor de ser felizes". Se não puder ser com croissants, sconnes, fondants e whatever-you-want-to-add-to-the-list, que aprendam a ser com o belo do pãozinho (do molete ou carcaça). Enquanto houver para isso, já não é mau. Que se a minha Avó criou 7 filhos em épocas onde o tusto não abundava e fez deles pessoas de bem (tirando dois extraviados mas isso há em todas as famílias) , porque não serei eu capaz de criar a minha piquena ?  E se tiver de voltar à época em que se se queria comer havia que sujar as mãos de terra e plantar batatas e couves, que assim seja. Não serei menos pessoa por isso, nem perderei a minha honra.
Enquanto tiver os meus Pais, Filha, Marido, Mofli e toda a restante família com saúde, tudo se compõe. Enquanto estivermos juntos, havemos sempre de encontrar uma forma de dar volta à coisa.  
Got it? Sejam felizes, mesmo que o sol hoje não brilhe tanto...
E para as aves agoirentas, deixo esta bela música... É só isto, meus senhores... 
 Look inside, look inside your tiny mind
Then look a bit harder
'Cause we're so uninspired, so sick and tired
Of all the hatred you harbor
(...)
*uck you, *uck you very, very much
'Cause we hate what you do
And we hate your whole crew
So please don't stay in touch

*uck you, *uck you very, very much
'Cause your words don't translate
And it's getting quite late
So please don't stay in touch
(...)
You say you think we need to go to war
Well, you're already in one
'Cause it's people like you that need to get slew
No one wants your opinion

1 comentário:

raquel disse...

:) um post animador. Um post que me fazia falta ler.
Concordo contigo, querida. Totalmente.
Espero que estejam muito bem.
Beijinhos enormes para vocês*