25 janeiro 2015

88.

[Das coisas que mais me magoam é ouvir da boca da Francisca que tem frio. Ou que tem fome. "Mánheeee, tenho fóoome.". Não sei bem porque me magoa tanto, porque sei que é uma questão de me levantar e ir à cozinha buscar-lhe alguma coisa. Ou, quando tem frio, basta apenas vestir mais uma camisola ou ligar um aquecedor. Tenho a sorte (e a benção nos dias que correm) de assim poder ser. Mas, sempre que a Francisca diz que tem frio ou tem fome, dói-me. Dói-me algures perto do ventre onde a gerei, perto do coração onde a trago. A minha Avó pariu 9, enterrou duas e criou 7 criancinhas. Sete crianças quando não havia leites adaptados, fraldas, iogurtes. Sete crianças numa casa onde nada faltava mas não sobrava para luxos. Onde os irmãos dormiam juntos no Inverno, porque o calor soviético em Trás-os-Montes não perdoava fora de lareiras e escanos. Todos estudaram, todos se formaram, como gosta de dizer com orgulho. Um dia, quando a Francisca crescer, vou explicar-lhe que a Alicinha é uma grande Mulher, que ainda tem olhos marotos de Menina]. 
A minha Avó faz hoje 88 anos. Ainda se ri como uma catraia com as palhaçadas da minha Filha enquanto ela lhe canta os parabéns por este admirável mundo novo aos seus olhos, a internet. 

2 comentários:

M.P. disse...

:-))))))))))))))

Magui disse...

Muitos parabéns... 88 é uma idade muito bonita!