10 novembro 2014

"The perfect body".

Há uns dias gerou-se uma onda de polémica em torno de uma nova linha de soutiens da Victoria Secrets (saudadinhas de Terras de Tio Sam, pá). Tudo porque a dita se intitulava "The perfect body" e aqui d'el rei quem é a Victoria Secrets para dizer o que é o corpo perfeito. Não há corpos perfeitos. Nem os Anjos da VS são corpos perfeitos (mas andam lá muito perto). No entanto, não percebi o porquê da celeuma. Pus-me aqui a olhar para uma série de cremes e besuntices que possuo, metade das quais uso uma semana e depois me esqueço que existem, e há, no mínimo, umas 4 marcas diferentes que apelidam de perfect qualquer coisa ou dizem que vão fazer não sei o quê perfect, desde pestanas a pernas. O mal não está na VS, não, não reside na marca o demo *. Há muitas mais marcas que usam o termo para nos entranharem coisas olhos a dentro. Não acho nem bem, nem mal. Sou contra a perfeição, essa coisa utópica,que me levou muitos anos de vida e me deixou sequelas. Aprendi que cada corpo é único, bonito e perfeito nas suas imperfeições. Com cicatrizes, marcas do tempo, marcas de ser Mãe, marcas da vida e quem não gostar, não olhe ou então que bote na beirinha do prato. Maneiras que continuo a não perceber o porquê de tanta indignação contra a VS... Será porque se trata de lingerie e coisas mais desnudadas? Não sei. Estou aqui a olhar para um creme que diz "the perfect cover" e nem por isso me assusta para longe as minhas olheiras até ao rabo. Não me vou insurgir contra a marca, é marketing e eu caí nele. Ponto. Se acho que se deve, cada vez mais, apelar ao não estereótipo da beleza doente? Sim. Se acho que é caso para tanto protesto contra o nome da linha de lingerie da VS? Not in a milion years. Mesmo que uma pessoa olhe para os "Anjos" e pense que porra, a perfeição anda por ali muito perto, não adianta puxar cabelos e insurgir-se contra a marca. São modelos, o corpo (e cara) são a sua maior fonte de rendimento e trabalham horas a fio para o exibirem na passarele e em sessões fotográficas. Se são perfeitas? Não. Nem todos podemos ser Alessandras por muito que gostássemos, mas tenho para mim que até a Ambrósio, aquele Mulherão, é moça para ter dias em que não se suporta ao espelho e que até gostava mais disto assim ou assado. Aceitar o nosso corpo é o principal, sobretudo as imperfeições, o que nos torna únicas e não Barbies. Uma opinião, que vale o que vale, 
p.s- a VS só é o demo porque na Europa diz que não abre lojas, excepção feita a terras de sua Majestade...

Sem comentários: