11 novembro 2014

De São Martinho a Casa.

Não gosto de castanhas. Nem cozidas, nem assadas, nem coiso. Não gosto. Mas gosto do cheiro de castanhas assadas. Gosto muito. Faz-me lembrar a Rua de Santa Catarina em dias de frio. E a calçada molhada, escorregadia, irregular. Faz-me lembrar a Capela das Almas e o vendedor ambulante que tinha sempre poiso naquele cruzamento, com as suas Páginas Amarelas. Faz-me lembrar o esperar pacientemente, uma hora, duas horas, três por vezes, até que a minha Mãe saísse para depois me encontrar e lanchar na Mengos. Ou na Império. Sou de cheiros. Sou péssima de nomes e de caras. Mas dificilmente me esqueço dos cheiros dos dias. Castanhas assadas cheiram a Casa, cheiram a Santa Catarina, cheiram a tarde escura e à azáfama de gente em direcção à Praça da Batalha. 

3 comentários:

Pitú disse...

É das coisas que mais me fazem falta em Luanda... Castanhas assadas da Rua de Santa Catarina ou do Castelo do Queijo!!! (Isso e o cheiro nas mãos depois de comer tangerinas!)

Ana disse...

Tal e qual, não como castanhas, mas adoro o seu cheiro e o quente nas mãos quando as descasco para os outros.

raquel disse...

Eu adoro castanhas.
E castanhas também me lembram a Rua de Santa Catarina, com frio, em compras com a minha mãe...