10 outubro 2013

Aquele momento estranho em que...

... estás numa reunião de Pais e tens de morder a língua. Eu sabia que vinha de lá com uma dor de cabeça. Eu quando me irrito e tenho de comer e calar, fico com dores de cabeça. Fiquei no meu canto porque, como sempre, gosto muito pouco de meter conversa. Fico a ver, só. Sou um bicho anti-social, eu sei. Adiante. Duas Mães conversavam entre si sobre o tempo que os Meninos passavam na Escola. Uma até inquiriu a Auxiliar se era normal ainda terem Meninos depois das 17h30 (wtf?!?!). Isto veio no seguimento de às 19h, hora para que estava marcada a reunião, ainda lá estar um Menino. Comentavam entre si que "ai eu no máximo às 16h30 venho buscar o meu". A outra assentia com a cabeça e que "a Mãe (Avó da criança) que a costuma ir buscar também o fazia e que quando ia às 18h era repreendida porque coitadinha são muitas horas". Eu não sei da vida dos outros. Se podem ir cedo, porreiro para elas. Se têm família que apoie, porreiro. Sei da minha vida. Tenho uma profissão que me permite alguma flexibilidade nos horários, o que dá margem de manobra a que a Francisca vá para a Escola quase às dez, dormindo 12 horas e (quase) sempre, acordar por si, bem disposta. Mas tanto posso sair às 17h, como ter de meter os pés pelas mãos para conseguir ir até às 19h. Ou dias em que fico a trabalhar até mais tarde e quase não a vejo. Ou aos fins de semana. Ou noite dentro no computador. A minha Filha não é nenhuma "coitadinha" por ficar na Escola quase até ao fecho. Não lhes reconheço direito nenhum de apelidarem de "coitadinho" o tal Menino. Podia ser a Francisca. Não sou melhor Mãe que elas. Nem pior. Não era comigo a conversa, mas não sou surda, lamento. Comi e calei. Mas honestamente, quem lhes dá o direito de dizerem que tal criança é "coitadinha"?!? Está entregue aos lobos por acaso? São coisas assim que me fazem sentir estranha numa reunião de Pais. E a incapacidade de me por a contar as gracinhas da minha Filha a quem apenas conheço de dizer "bom dia" ou "boa tarde". Talvez seja mesmo estranha. Mas sei a Mãe que sou. E a Francisca não é nenhuma "coitadinha". Quem a conhece, sabe-o bem. Ninguém tem o direito de julgar os outros. Muito menos de rotular de coitadinho uma criança que está bem entregue e a ser cuidada. Dói-me a cabeça. Haja pachorra! 

2 comentários:

Magui disse...

Cada um sabe de si! Eu também passei um ano a ir buscar o Francisco às 19h e não era como tu a deixá-lo às 10h... Tinha que o deixar lá a passar pouco das 8h da manhã para o ir buscar 11h depois! Se isso me matava? Claro que sim, mas sem apoio é muito difícil fazer melhor!
E não sou pior mãe por isso...
É sempre muito mais fácil falar da vida dos outros!

raquel disse...

Haja pachorra, mesmo!
É tão fácil "julgar" os outros.
E quando nos perguntam: "mas só está com ele a partir das 19h e tal?!?"