10 setembro 2013

Ao Menino e ao Borracho...

... Deus põe a mão por baixo, sempre ouvi dizer. Ontem, descobri que sim, que é bem verdade. Francisca caiu do muda fraldas, de cara ao chão. Cheguei a casa e estava em pranto, testa e nariz vermelhos. Veio para o meu colo e calou-se. Começou a adormecer. Pelo sim, pelo não, Urgências. Está bem, calou-se porque estava no mimo da Mãe e por aí e mais mimimi. Mas e se? E se estivesse a adormecer porque algo pior tinha sucedido na queda? Last time I checked, as Mães são uma espécie de super heróis mas não têm visão raio x  (pelo menos, eu vejo muito mal as coisas normais quanto mais em raio x). Hospital. Espera. Tudo tranquilo. Francisca desperta, activa, bem disposta, a meter conversa com toda a gente, a dizer a uma sala cheia de Médicos que a Mãe se chamava "Pinxéeeesa"(no comments). Francisca está bem. Foi um susto. Passou. Mas a espera nos corredores do hospital deixou-me um nó na garganta. As macas encostadas nos coredores, com pessoas idosas. Muitas semi-conscientes. Ali, num corredor. Frágeis, tão frágeis. Sozinhas. Ou solitárias. O contraste daqueles corpos fracos, cansados, com a energia da minha Filha, com o seu sorriso. O contraste nos olhos curiosos enquanto me perguntava "o que é", com os olhos cansados de quem já viu muita coisa ao longo da Vida. Dei por mim a pensar se um dia serei eu, assim, numa maca qualquer, num qualquer corredor, esquecida de mim própria no peso da idade. Mas, apesar de tudo, de estar num corredor e de me aperceber que estava ali, só, mais nada, porque lhe faltavam cuidados, ainda vi um vislumbre de alegria quando a Francisca se abeirou de uma senhora numa cadeira de rodas e disse "olá". A senhora pediu-lhe um beijinho. Ela deu. E acredito que no meio de tudo, da queda, daquela senhora com idade para ser minha Avó ali "esquecida", algo de bom aconteceu. Acredito que aquele beijinho, o "oláaaa" e o sorriso que a Francisca lhe entregou, fizeram a noite dela bem melhor. A mim, aqueceu-me um bocadinho a alma.  E se um dia for eu assim, esquecida de mim, acredito que um beijinho de uma criança relembre como o Mundo é um lugar bonito. 

5 comentários:

Anónimo disse...

Porque estou em Lisboa, porque a minha mãe está no algarve e os outros filhos não lhe ligam, a minha avó que está num lar foi esta noite e madrugada para o hospital de Beja semi-consciente e deveria ser uma dessas velhotas que falas. E o aperto no coração, a dor e a angústia que sinto... :(

Magui disse...

Ainda bem que ela está bem e que fez o dia de outra pessoa!
Já agora eu teria feito o mesmo que tu e teria levado ao hospital mas o meu pediatra explicou-me uma vez que eles adormecem por causa do cansaço de tanto chorar e não por terem magoado alguma coisa!
Beijinho grande

Pitú disse...

Também já tive um medo desses, quando o Guilherme me rolou da cama..é um aperto. Um nó sem explicação..

E Francisca é um doce* Ela sim é a Princesa ***

M.P. disse...

:-((((

raquel disse...

Nem imaginas as vezes que essa solidão,esse esquecimento, me vêem ao pensamento.
Angustia-me tanto.
Tenho a certeza que o brilho,a inocência,a candura e beleza da Francisca ajudaram a minimizar tudo isso... pelo menos nessa noite.


(ainda bem que não passou de um valente susto e a princesa está bem)