25 junho 2013

Porque há dias assim...

Em conversa com uma colega grávida, eis que tudo volta à minha memória. Porque ela tem medo. Medo do que vem depois. Medo da depressão pós-parto. Medo da amamentação. Hoje em conversa com ela, veio mais uma vez a porcaria do sugar coating da Maternidade à baila. Deixem-se de tretas. Ser Mãe é maravilhoso. Mas não é uma estrada sem buracos. Não é um caminho perfeito. Nem sempre tudo é doce e harmonioso. Hoje, pela segunda noite consecutiva em que fui contemplada com gritaria desenfreada noite fora, com pouco mais de três horas de sono, pela segunda noite consecutiva, sleep deprived, ela abriu-se comigo. E eu, que fico desbocada quando me roubam o sono, disse-lhe a minha vivência. Disse-lhe que podia contar comigo para falar. Porque um dia, talvez haja mais gente com coragem de admitir que às seis da manhã, quando se vê o sol raiar e os ouvidos são invadidos por zumbidos, há nada onde por sugar coating. É duro. É desgastante. É extenuante. Apetece chorar. Apetece pedir por favor. Apetece cair no chão. Apetece pedir ajuda. Apetece pedir conforto para a Mãe que (também) sou. Ela abriu-se comigo. E eu ouvi. E ajudei como pude, com a verdade, sem sugar coating. Porque no dia em que houver mais gente a explicar que sim, é a melhor coisa da tua Vida, mas será a que mais te exigirá, te levará aos limites, haverá menos gente a achar-se estranha porque quando vê o sol raiar, às seis da manhã, lhe apetece chorar de cansaço. Mas não se chora. Aguenta-se. Admite-se o cansaço, mas não se chora. Não se desiste. Não é opção sequer. Lava-se a cara. Põe-se tapa olheiras em quantidades industriais. E a vida decorre. Ela abriu-se comigo. E eu respondi, de sorriso no rosto e voz trémula e olhos com água. Porque tudo voltou à memória, hoje, em que o cansaço fala mais alto. 

5 comentários:

Bruxa Mimi disse...

Sem dúvida que ser Mãe é maravilhoso, mas com o mar de rosas vêm muitos espinhos. Vamos aprendendo a lidar com eles...

Bi disse...

:(((
Um beijinho minha querida!!

Valsita disse...

Tens toda a razão... mais uma vez parece que me lês a alma...
Felizmente que a Pips já passa as suas noites tranquila, mas ser mãe não é sempre docinho, nem é para maricas (medricas, quero dizer).
É maravilhoso, mas poe-nos à prova todos os dias, leva-nos ao nosso limite, mesmo aquele limite que nem sabiamos que existia...
Força... Os dias bons compensam :)

Magui disse...

Logo hoje que eu tenho o F. com uma conjuntivite, que adormeceu tarde e em prantos e acordou cedo em prantos... Logo hoje que também eu tenho os olhos cansados e o mundo nas costas! Hoje para mim também não há sugar coating... As coisas fazem-se, aprendemos, com o tempo falhamos menos, ou falhamos diferente, mas aprendemos sobretudo que os nossos limites estão bem mais além do que imaginávamos!
Um beijinho enorme

Anónimo disse...

Quando corre tudo bem, é uma maravilha (assim o dizem). Agora qdo corre mal... ui... nem me quero lembrar do 1º mês de vida do meu filhote! Delete!!!! Agora é mto melhor, mas cansativo... a mim tb n me venham com cantigas!