30 maio 2013

Hoje é dia 30

Hoje é dia 30. Se eu fosse uma Mãe fófinha, diria que hoje a minha Filha faz 21 meses (tive de contar pelos dedos para ter a certeza se eram mesmo 21). Mas eu deixei de lhe contar os meses quando fez 12, ou seja um ano. Depois fez ano e meio, que é como quem diz, 18 meses. E agora há-de fazer dois anos, em Agosto. Isto de contar meses faz-me confusão à cabeça e quando me perguntam a idade da cachopa digo que tem quase dois anos. E não é mentira. Mas hoje é dia 30 e mesmo que não celebre, comemore, faça um balanço do mês que passou, do que aprendeu de novo, lembro-me a cada 30 que os 30 de cada mês me são dela. Quando a fui acordar (mais arrancar à força da cama, sostra) de manhã, parei uns segundos o relógio que na minha cabeça fazia tic-tac-tic-tac-estás-atrasada-e-depois-o-que-há-de-novo-no-Mundo. Parei-o e sentei-me no cadeirão ao lado da cama branca de grades, protegida com o dossel. Fiquei a olhar para ela. Não teve nada de idílico, desenganem-se, estava destapada, com uma meia calçada e uma MIA. Ressonava de boca aberta, atravessada na cama e com a cabeça onde deviam estar os pés, fazendo uso da sua nova panca: dormir ao contrário. Whatever, desde que durma, por mim tanto me dá. E ali não estava a minha bebé. Já não tenho uma bebé. É uma Menina. Cresceu. Vai continuar a crescer. Tenho uma Menina de caracóis, com um sorriso rufia mas também doce. Que diz que prefere iogurtes (Mánhe qué gûte!) ao invés de papa (Papa não, Mánhe). Tenho uma Menina que me vira costas quando a deixo na Escola, independente, feliz, segura de si e me acena como que a dizer ainda aí estás? Uma Menina de nariz empinado, mas que diz Xi, Mánhe, Xiiiii enquanto me aperta o pescoço. Mesmo que ainda dê para lhe contar os meses a cada 30 de cada mês, a minha Menina tem quase dois anos. E eu? Eu tenho o Mundo para lhe mostrar, pela minha mão, para que ela o sinta e veja pelos seus olhos. Tenho estórias e histórias. E canções inventadas. Para a minha Menina. 

5 comentários:

Magui disse...

Ai que texto lindo!
Eu também conto pelos dedos os meses!
Eu às vezes esqueço-me dos dias 25!
Eu digo sempre que tem "um ano e meio mais um bocadinho" (que ainda não acredito que os 2 estão aí à porta)!
Eu também já tenho um menino crescido que em nada me lembra o bebé lingrinhas que era há quase 2 anos!
Muitos parabéns pelo teu dia 30 (e como eu me lembro bem do que fazia quando há 21 meses recebi a noticia do nascimento dela)! Um beijinho enorme para as duas

Belle du Jour disse...

Olha eu também deixei de contar aos 12 meses e quando queria saber tinha sempre de pensar 2 x :))))

Magda disse...

E vai-se a ver e afinal tb és uma mãe fofinha! beijinho princesa...

Anónimo disse...

Também deixei de contar os meses ao Valentim já há muito. Já lhe perdi a conta e agora tenho que fazer muitas contas de cabeça. Nunca fui boa a matemática por isso deixei-me disso. ;)

raquel disse...

<3 um beijinho a ti e a essa princesa linda que faz hoje 21 meses!