09 outubro 2012

Coisas que me apoquentam verdadeiramente...

 
A moda das marcas para bebés. 
Há coisas que me ultrapassam largamente. Eu sei que sou meia burrinha e a minha diminuta capacidade intelectual de compreensão é uma chatice. Não consigo encaixar o gastar rios de dinheiro em roupa "de marca" para crianças. Mesmo que se tenha dinheiro para dar e vender. Desculpem, mas não me assiste. A minha filha anda sempre bem vestida. Com cuidado, combinada e fofinha que só ela. Conheço um caso na Laland em que os Pais da criancinha foram a Vigo de propósito comprar uns sapatos póneis de vinte contos (sou antiga, penso muitas vezes em contos de reis). Compraram ainda uma casaco de sessenta (sessenta senhores) contos da marca dos cavalinhos e xadrez à criança de quatro (atentem, quatro) anos!!! Cada um sabe da sua carteira, está certo. Mas há coisas que me fazem comichão cerebral!!!
Se eu gosto de coisas bonitas? Sim! Se eu gosto de coisas boas? Sim! Se eu gosto de trazer a Francisca um mimo? Sim! Mas agora gastar uma pequena fortuna em peças que nem uma estação lhe duram? Não! Não e não! 
Acho de bom senso comprar com a cabeça e não só com o coração, independentemente da conjuntura económica que rodeie a bolsa dos Pais. Não tenho uma mina de ouro nem uma máquina de impressão de notas do Banco de Portugal, se bem que ambas me davam um jeitaço. Por isso, na hora das compras, penso muito bem na utilidade e tempo de vida da roupa e calçado. Escolho lojas como a Zara, H&M, Zippy e pasmem-se, Primark, que tem um algodão de muito boa qualidade. Claro que a Lanidor Kids é sempre escolha no armário e o que é Português é bom, mas (uuuuuhhhh) compro em saldos ou aproveito promoções. Comprei nos saldos de Inverno da estação passada roupa para este Inverno que tarda em chegar. Não anda com o último grito da moda da nova colecção? Temos pena. Eu graúda que já só cresço para os lados, também não e por cá ando bem arranjada. Poupem-me! Aprendi a combinar peças mais póneis com outras mais básicas. Umas calças de ganga da Primark fazem, neste momento, o mesmo efeito que umas da Bennetton. Se calhar, quando Sô Dona Maria Francisca crescer mais um pouquito as calças têm de suportar as correrias e tropelias, mas ainda não se põe o caso. Os bodies de golas póneis que dão sempre o ar composto à roupa e são um bom investimento na minha opinião. Regra geral, deixam de servir porque ficam curtos para apertar em baixo, estando muito bem no resto do trapo. No problema, manda-se cortar e dura mais uns bons meses. Vestidos deste Verão? Costureira com eles (eu não dou para essas coisas) e serão transformados em túnicas para a próxima Primavera. E vão ficar de se comer na 'mha rica filha! 
Escolho sapatos de pele, bons, mas segundo a Pediatra de sua Alteza Texugueza, prática que só ela e bem a meu gosto que não gosto de frosquices mimimi, não é preciso gastar uma pequena fortuna em sapatos xpto (salvo os casos em que é necessária alguma correcção ortopédica). Em boa verdade, Maria Texuga percorre a casa descalça, com as suas meias anti-derrapantes. Ela adora e a Pediatra aprova, que não queremos cá pés chatos.  
Não sou pior Mãe por isso, sou uma Mãe que tem um orçamento para gastar. E acho que desde cedo as crianças têm de aprender que não é por ter um símbolo na lapela que são melhores ou piores que os pares. Por isso, deixem-se de merdas na hora de comprar em lojas denominadas como mais roscófes. A moda das marcas xiripititi para os dez reis de gente é coisa que me apoquenta!!! Há lojas muito acessíveis e com peças de excelente qualidade. E a minha criancinha já é apelidada da Kika Fashionista lá da sala. Tudo em conta. Com peso e medida!  
Tenho dito! 

9 comentários:

Magui disse...

E para meninos, que a roupa é quase toda igual? Qual é a diferença de comprar um polo da zippy de piqué ou um da Lacoste? Deixam os dois de servir em pouco mais de 1 mês (isto se não morrer antes vitimado por nódoas de fruta), mas com o dinheiro de um da Lacoste compro as cores todas da zippy!
O meu filho anda sempre impecável, combinadinho, lavado e perfumado! Gastar toda a minha fortuna (se ela existisse) em marcas, também é coisa que não me assiste...

Jardim de Algodão Doce disse...

O bom gosto e elegância nada tem a ver com marcas. Vês pessoas e crianças com roupas caras e super pirosas. O bom gosto falta a muita gente, que se arma quando mostra que tem isto e aquilo xpto :)

Vanilla disse...

Tambem não consigo comprender! E o que não falta nesta blogoesfera é bebes fashionistas! Ficam lindos é verdade, mas acho uma estupidez, a roupa na idade das nossas filhas não duram! No proximo ano nada vai servir! Em relação á parte de baixo já compro 18-24 meses (pensando eu na minha inocencia que ficava a boiar, com os elasticos e tal a coisa dava até ao proximo ano, porque no ano que vem começamos o desfralde) Pois pensava eu, a roupa esta optima para agora!!! Anyway, quando eles são mais velhos as peças ja se aproveitam de um ano para o outro. Nós tambem só fazemos compras nas mesmas lojas e mesmo assim a Zara é muito raro, porque já acho muito caro, para o tempo que vai servir, mas ás vezes não dá para resistir mesmo e lá vem de lá uma peça. Zara Kids só em saldos! Zippy e Primark satisfaz-me o suficiente em termos de preço/qualidade.

Pérola disse...

Plenamente de acordo.
Não são os símbolos que fazem as pessoas...ou as crianças neste caso.

beijinho

LC disse...

Mais uma para a conta. Adooooro a Jacadi, a Laranjinha e a Knot, mas passo só na montra. Saldos aproveito bem de um ano para o outro e adoro o Outlet de Vila do Conde. As colecções têm um ano ou mais, mas não faz mal, de vez em quando lá cai um vestidinho Ralph Lauren que estava uma pechincha, ou uns pijamas da Knot de algodão fofinho ao desbarato. Cá em casa é assim: andamos bem vestidinhas, mas bem baratinhas :)

Magda disse...

Post 5 estrelas. Confesso que me custa imenso comprar algo para a G. que custe mais de 20€...lol... mas eu tenho uma vantagem: a minha filha veste roupa exclusiva, a mamã aqui faz!!! E anda linda que só ela! heheh

Marlene, Simão e Martim disse...

Olá.
Concordo plenamente.
Só compro em lojas mais caras nos saldos.
Beijos

CC Mãe de Duas princesas disse...

Tambem não consigo compreender! Nem dá até ao fim de uma estação. E eu ainda tenho duas e sempre passa de uma para a outra, mas mesmo assim não compensa.
Não é um simbolo que vai fazê-las ficar mais fashion e sim o bom gosto.

Bjos

raquel disse...

clap, clap, clap.
por aqui faz-se igual!
combino muito bem as peçinhas de Sr. A. e acho que o menino anda primoroso :)!
também adoro algumas peças lindas que vejo, mas espero pelos grandes descontos ou fico só a apreciar!
e tem mesmo que ser!
e Maria Francisca Texuguinha anda sempre linda e glamorosa que só ela :)