23 agosto 2012

The importance of being Oksana...

 
A minha Oksana, (agora conhecida como Oksana I) foi de férias para a sua terra natal, lá para a zona leste da Europa. Tem o Pai doente, saudades dos filhos que lá deixou e coisas assim que acontecem a todos os mortais e sim senhora, vá lá de férias. Nos entretantos e sabendo me domestically disabled, pergunta se não quero que arranje uma substituta para as coisas que se acumulam cá por casa, muito em particular roupa para passar a ferro. É que antes andar a esfregar o chão de rabo apontado para o céu do que passar a ferro. Se um dia me quiserem torturar, já sabeis. É que ao fim de 5 minutos começo a pensar na melhor maneira de me enforcar com o fio do ferro. Nas Américas tinha uma máquina de secar roupa lá no prédio ma-ra-vi-lho-sa, da qual a roupa saía quentinha (e boa), era só dobrar, alisar-lhe o pelo e arrumar. Sem um vinco. Camisas era mais chato mas siga para debaixo do colchão com elas e no dia seguinte até goma pareciam ter nos colarinhos.
Adiante. 
Oksana I pergunta se não quero substituta e eu, feliz da vida por não ter de andar um mês a inventar outefites com a roupa menos engelhada, digo logo que sim, toda contentinha. Não estava eu ainda no meu belo pardieiro nesta cidade onde Judas perdeu as botas e fez uma grande churrascada com o calor que levou no pelo, quando a substituta começou a vir, partilhando o nome com a efectiva. Vai daí e pelas lógicas da sucessão, Oksana II assentou-lhe que nem uma luva. Não seria crítico não fosse eu arraçada de coisa estranha e, com a maior das simpatias e em solidariedade por ainda serem 8 da manhã, ofereço educadamente:  
- Não quer um café, Oksana II?
(Mas acho que ela não percebeu a parte do 2 ... pelo menos ainda não partiu nada cá em casa e está 'sogadita a fazer as coisas... )

1 comentário:

Magui disse...

Ora bem, tenho vários comentários:
Primeiro os states são do melhor para quem nao quer passar a ferro, eles têm "predutos" (como diria um cabeleireiro gay que eu frequentava) que deixam a roupa pronta a vestir e as camisas podem andar enrugadas que ninguém liga a mínima!
Segundo a oksana nao deve ter percebido segundo, deve estar habituada ao sotaque alentejano e nao apanhou bem a piada :)!
Terceiro será que pelos lestes nao há outro nome? Tive uma orientadora russa com esse nome, mas no caso dela escrevia-se Oxana! Ainda hoje tenho pesadelos com este nome que a ranhosa era russa mas corrigia-me gramática portuguesa...