26 julho 2012

Porque hoje é dia dos Avós...

 
A minha Avó é uma grande Mulher do alto da sua pessoa baixinha e curvada. Tem a cara gasta pelo tempo e os olhos desbotados das muitas lágrimas que já deitou, adornados pelas rugas de muitos sorrisos. A minha Avó pariu 9 filhos, enterrou 2 e educou 7 o melhor que soube, numa época em que o papel do Homem se resumia a sustentar e providenciar para a família. Cuidou do Amor da sua vida quando um AVC lhe fulminou as capacidades básicas com uma garra inqualificável e sem nunca se lamentar, queixar, revoltar. Morreu também ela um pouco quando a vida lhe roubou o companheiro de mais de 50 anos. 
Não obstante a facilidade com que se podia ter tornado uma pessoa amargurada e revoltada, manteve sempre uma fé inabalável que me comove. Orgulha-se de ser ela a fazer os arranjos de flores para o altar da Igreja da (sua) terreola, escusando-se a compromissos que a façam desviar daquele que tem com Ele. Não perde um jogo de futebol e sabe o nome de todos (t-o-d-o-s) os jogadores da sua equipa do coração (e minha). Faz contas de cabeça mais rápido do que eu.  
Infelizmente, resta-me apenas uma Avó que espero que a vida não me leve por muitos anos. Hoje o dia é da minha Avó e dos Avós da minha filha. E um dia, será também o meu. 

4 comentários:

Fred disse...

Aproveita e mima-a. Eu já não tenho nenhuns. E fazem-nos muita falta.

Bi disse...

ohh tão lindo Princesa!
Um grande beijinho para os nossos avós! :)

Magui disse...

Adorei o texto e sim também eu espero que sejamos avós um dia!

raquel disse...

Que texto tão bonito!
Fizeste-me chorar de saudades da minha avó materna de quem era muito próxima e de quem tenho imensas saudades.
Já não tenho nenhum avô. E fazem-me falta por cá.
Beijo enorme*