17 janeiro 2012

Do Costa Concordia...

Fiz um cruzeiro na minha lua-de-mel, com esta mesma empresa. O navio era outro, o Costa Fortuna. Adorei, amei, delirei. Divertimo-nos imenso, comemos bem, bebemos ainda melhor (ai jasus... o género de coisa que a Francisca não precisa de saber sobre os Pais) e visitamos sítios lindíssimos e paradisíacos. E ainda ganhei (a única vez na minha vida que ganhei alguma coisa) uns tratamentos deliciosos no Spa do navio. Voltava a fazer um cruzeiro num piscar de olhos... o único problema é que não tenho trocos para isso... 
É triste, muito triste, o que aconteceu. E se de facto foi devido à irresponsabilidade de alterar a rota e chegar tão perto da costa, "só para dar um aceninho mais de perto", ainda pior é. 
Lamento muito as vidas perdidas e a dor dessas famílias. Para mim, o pior deste desastre todo é a atitude do "Comandante" do Navio. O senhor que me perdoe, mas tem uma pinta de fugir a sete pés. A conversa revelada hoje entre o dito e o Guarda Costeira, que ordenava o seu regresso ao Navio para supervisionar as operações de resgate (a sua obrigação) é absolutamente inacreditável... Deixo aqui um excerto:
" (...) Apesar de o comandante Francesco Schettino ter insistido que ficou a bordo do navio até ao fim da evacuação, uma conversa telefónica entre Francesco Schettino e o comandante das operações da Guarda Costeira italiana, Gregorio de Falco, divulgada esta terça-feira, mostra que o comandante abandonou o navio muito antes de os passageiros estarem a salvo e resistiu às repetidas ordens da Guarda Costeira para regressar e reparar o estrago que havia feito.
«Volte para lá agora e diga-me quantas pessoas lá estão. Entendeu?», gritava Gregorio de Falco para o comandante do navio que, naquela altura, se encontrava já no bote de salvamento. Perante a ordem, Schettino resistiu, dizendo que podia comandar as operações dali já que estava escuro e o navio estava a afundar.
Mas Falco não se ficou por ali: «E então? Quer ir para casa Schettino? Está escuro e quer ir para casa? Entre na proa do barco usando a escada piloto e diga-me o que se pode fazer, quantas pessoas lá estão e o que é que precisam. Agora!», gritou o capitão da Guarda Costeira.
E perante a contínua resistência do comandante, ainda se ouve Falco rematar: «Vá lá dentro! É uma ordem! Chega de desculpas! Abandonou o navio, por isso agora quem manda aqui sou eu».
Na mesma gravação ouve-se finalmente o comandante a aceitar a ordem, mas as autoridades dizem que Francesco Schettino nunca voltou para o navio. (...)"
A serem verdade estes factos, espero que seja feita justiça. Que os culpados sejam condenados para que, de futuro, algo semelhante não se volte a repetir...
Claramente, este so called Captain nunca deve ter ouvido a história do Titanic, onde a honra prevaleceu no meio da enorme desgraça... Absolutamente... vergonhoso!
Imagem retirada daqui... 

Sem comentários: