09 janeiro 2012

Das músicas que me aquecem o coração XXVII... "Vem-nos à memória uma frase batida"...

"Hoje é o primeiro dia do resto da tua vida..." Não é, mas poderia ser. É "apenas" o primeiro dia desde que a Francisca nasceu em que a distância voltou a ocupar o seu lugar opressivo nas nossas vidas.  
Procurei o teu calor várias vezes esta noite. Em vão, estendi os braços na esperança de encontrar o teu corpo para nele me aninhar. Mas tu não estás aqui, não podes estar. 
A vida real exige que assim o seja. A vida real is-not-all-that-pink. Exige sacrifícios... Teus e meus. Nossos. "É só até Sexta...". Até que Domingo à noite chega e te arranca de novo dos meus (nossos) braços
A vida real exige que volte à Tribo e que tenha de deixar o conforto da nossa casa na esperança que este seja o caminho certo para um amanhã melhor. Se vale a pena? Não sei... Se é doloroso? É dilacerante cada despedida... É como se me arrancassem o coração do peito... Mas não todo de uma vez! Pedacinho por pedacinho, para o sofrimento ser maior ao ponto de me deixar sem fôlego... 
A vida real exige que vás várias semanas para longe de nossa casa, do nosso ninho e que "tenhas de me deixar" na Tribo mais cedo do que o que planeamos. 
Se tudo isto vale a pena? Não sei... 
E no meio das lágrimas e dos até jás, vêm-me à memória as "frases batidas". Que "não custa nada", que "tens de ser forte", "que tens de te aguentar". Por ti e pela tua filha... 
"Hoje é o primeiro dia do resto da tua vida"... Não é, mas poderia ser... porque já estava habituada demais a ter-te pertinho de mim, a dormir abraçada a ti todas as noites, a desejar-te bom dia quando saías para trabalhar. Estava habituada demais a estar no sofá contigo a ouvir as longas dissertações da Francisca. Quando acordei, senti que era como que o primeiro dia. Sozinha. Sem ti mas contigo. Não será sempre assim, um dia a distância irá acabar. Um dia teremos a possibilidade de por a mesa para o jantar juntos, de ver um programa estúpido na TV depois de a nossa Filha estar a dormir. Coisas que tanta gente toma por garantidas e que para mim são verdadeiras preciosidades... 
Hoje é o primeiro dia...Não do resto da minha vida, mas o primeiro dia em que procuro em mim a força para continuar com a distância de novo instalada no seu trono.  
"E vem-nos à memória uma frase batida..." 
Tenho saudades tuas...
A principio é simples, anda-se sozinho
Passa-se nas ruas bem devagarinho
Está-se bem no silêncio e no burburinho
Bebe-se as certezas num copo de vinho
E vem-nos à memória uma frase batida
Hoje é o primeiro dia do resto da tua vida

Pouco a pouco o passo faz-se vagabundo
Dá-se a volta ao medo, dá-se a volta ao mundo
Diz-se do passado, que está moribundo
Bebe-se o alento num copo sem fundo
E vem-nos à memória uma frase batida
Hoje é o primeiro dia do resto da tua vida

E é então que amigos nos oferecem leito
Entra-se cansado e sai-se refeito
Luta-se por tudo o que se leva a peito
Bebe-se, come-se e alguém nos diz: bom proveito
E vem-nos à memória uma frase batida
Hoje é o primeiro dia do resto da tua vida

Depois vêm cansaços e o corpo fraqueja
Olha-se para dentro e já pouco sobeja
Pede-se o descanso, por curto que seja
Apagam-se dúvidas num mar de cerveja
E vem-nos à memória uma frase batida
Hoje é o primeiro dia do resto da tua vida

Enfim duma escolha faz-se um desafio
Enfrenta-se a vida de fio a pavio
Navega-se sem mar, sem vela ou navio
Bebe-se a coragem até dum copo vazio
E vem-nos à memória uma frase batida
Hoje é o primeiro dia do resto da tua vida

E entretanto o tempo fez cinza da brasa
E outra maré cheia virá da maré vaza
Nasce um novo dia e no braço outra asa
Brinda-se aos amores com o vinho da casa
E vem-nos à memória uma frase batida

Hoje é o primeiro dia do resto da tua vida. 

5 comentários:

A nossa viagem.... disse...

oh querida, deixo te um abraço bem apertadinho não há muitas palavras que te possam confortar só constatar que nós passamos a ser um corpo e eles o nosso coração se não estamos com eles falta-nos uma parte!!! beijinhoss grandes de força

raquel disse...

Força.
E um abraço muito apertado.
Beijinhos para vocês*

Magui disse...

Minha querida, eu sei tão bem como te sentes, no entanto passei por isso antes do nascimento do meu pequenino...
Pensa na tua vida "toda" e vê o melhor caminho! Será que nao consegues uma licença sem vencimento por este ano? Cada vez mais acho que nada é garantido e temos que equacionar tudo, constantemente!
Um beijinho enorme se bem que nem todos os nossos mimos conseguem substituir os que te faltam... Mas eu mando na mesma :)

Su disse...

A vida real é dura, sem dúvida nenhuma e muitas vezes injusta. Espero que todo este sacrifício seja um dia compensado na vossa família...

Um beijinho muito grande às duas princesas

M.P. disse...

Um beijinho grande!