16 dezembro 2011

Dos telefonemas sem nexo IV...

O meu apelido de solteira é estranho. É bem Português mas fora do vulgar, diferente. 
Desde miúda, quando digo o meu apelido recebo sempre um "o quêêêêê?", "ãaaah?", ou um nome completamente diferente. Tudo bem, até tinha alguma (pouca) graça. Como é fora do normal, facilmente fica no ouvido (depois de entenderem bem o nome, o que requer sempre um pouco de paciência) e nunca mais se esquecem.
Quando casei, adicionei o nome do Marido ao BI, porque era algo que ele gostava, o fazia feliz e a mim era-me indiferente, igual ao litro mesmo. Para todos os efeitos, continuo a ser conhecida pelo meu apelido de solteira e boa moça. Mas, passei a dar o apelido de casada quando me perguntam como me chamo. Pensava que como era um nome mais comum, o problema inerente a ter de dar o meu maiden name ficava resolvido. So much for that... Apesar de ser um apelido muito mais vulgar, continuo a receber caras estranhas e " o quêêêêêêê???". Tudo bem, tranquilo, já são muitos aninhos a ter de repetir o apelido até à exaustão para que o percebam. Cheguei à brilhante conclusão que é indiferente que seja o de solteira ou de casada. 
A Francisca tem 6 nomes (pónei, 'né?). Dois nomes próprios (que dá imenso jeito para quando ela for maior e fizer asneira. Eu tenho dois nomes próprios e sempre que os ouço juntos já sei que não vem coisa boa. Além disso, é Maria como a Avó), dois apelidos maternos e dois apelidos paternos. A coisa foi misturada de maneira a soar bem ao ouvido e a terminação do nome da piquena ser igual à minha, porque para mim fazia muito mais sentido que assim fosse. E assim foi, claro!  
Ontem foi necessário ligar para o Centro de Saúde. Coisas triviais, pedir para alterar uma consulta para outro dia. Quando perguntam o nome da micromachines lá se responde "Maria Francisca X (x= apelido do Pai)". No Centro de Saúde, gostam sempre de confirmar o nome completo, para terem a certeza que estão mesmo a mexer na ficha da piquena e não na de uma senhora de 90 anos com nome semelhante. Do lado de lá ouve-se : 
- "Maria Francisca "apelido correcto" "apelido correcto" "QUALQUER COISA"  e "apelido correcto". 
Qualquer coisa??? Qualquer coisa??? Qualquer coisa??? Oh amigo, já ouvi muitos "o quê ?", "repita", "desculpe, mas não percebi", "desculpe, pode escrever aí num papelinho?", "ãaaaah???", mas... Qualquer coisa, não! Nunca!!! Jamais em tempo algum nestas quase três décadas que tenho em cima do pelo...
O apelido pónei, bonitinho e fora do vulgar da minha família foi ontem reduzido a um mísero qualquer coisa... Mais nada... (como se diz na minha terra, que nervos carago!)

1 comentário:

raquel disse...

:) eu também tenho 6 nomes, 2 nomes próprios e 4 apelidos. E posso dizer-te que já passei por algumas situações irreais ao longo destes anos.
Pérolas como "ui, menina ainda tem mais nomes?!", ou "quando lhe pedi para ditar o nome completo não pensei que fosse tão grande!"
WHAT???
As pessoas tem sempre qualquer coisinha para dizer. Para estranhar...

(AH! e no meu caso, tal como no teu, chamarem-me pelos meus dois nomes próprios significa que não vem boa coisa)