21 novembro 2011

Da "mamas é que é bom"...

Em casa da Tribo dos meninos perdidos, tenho a Dona Fátima. Trabalha para a família há anos. É um doce (tirando o gostar de andar sempre a mudar as molduras de lugar, cada um com a sua panca...). Nunca se vai embora sem deixar a mesa posta e uma laranja arranjada para a menina (já conhecida como laranja à la Dona Fátima). A minha roupa e a da piquena é sempre passada a ferro primeiro, a que ficar, fica. Peças de roupa nossa, sempre on top of priorities... (mimo é tão bom...). Quando aconteceu o desastre da amamentação (em que estava na Tribo) deu-me imensas palavras de carinho e conforto e disse que as "Dadas" (como é conhecida a coisa num termo mais popular e não tão pónei como o científico, mastite com infecção e já sem volta a dar) são horríveis (não desejo a ninguém aquela dor) e o que era importante era eu por-me fina e que a piquena estava linda e saudável, para não me preocupar...Resumindo, gosto muito dela e das suas pérolas (como não deixar a roupa da Francisca a secar na rua à noite antes de ser baptizada porque acontece já não me lembro bem o quê. Whatever...) 
Em minha casa, tenho a Oksana (estrangeira, como o nome indica). No início, quando começou a trabalhar para nós, limpava a casa de fio a pavio em três tempos e ainda tinha tempo de passar a ferro e limpar as escadas do prédio. Hoje em dia, arrasta-se para fazer uma dessas coisas. Mas tudo bem, já sei que no início limpam sempre muito bem e depois descuidam-se, devem ficar "habituadas". O problema agora é que, desde que voltei para minha casa, sempre que ela vem sou bombardeada com episódios de uma série intitulada "Mamas é que é bom"... 
No primeiro dia em que voltamos, perguntou pela Francisca e logo a seguir se dava mama. Disse que não, não porque não quisesse mas porque não foi possível. Expliquei-lhe o que aconteceu. Recebi de resposta um "Pois... mas mamas é que é bom...". Sim, mas ela tem de comer, seja lá como for. Resposta "Pois, mas mamas é que é bom... A minha sobrinha com dois anos ainda mama!" (WTF??? Dois anos??? A criança já tem dentes e come bifes!!!!) Whatever... Pensei que fosse naquele dia e coisa pasasse... Mas nãaaaaao. Óbvio que não. De cada vez que vem cá, bombardeia-me com a história do "mamas é que é bom". (Oh santa, eu sei que é bom, mas que quer lhe faça???). 
Hoje foi mais além e decidiu que eu deveria aprender mais coisas com ela sobre a maternidade, tais como (ler com sotaque ucraniano, para se aproximar mais da realidade)
- Não dá água à Francisca??? Ahhh, mas tem de dar! (não, não tenho. A Pediatra disse para não dar!) 
- A bebé tem de ter uma linha vermelha atada ao pulso para espantar o mau olhado... (e um dente de alho ao pescoço também, não?) 
- Não se pode habituar os bebés a estarem quentes. Ficam fracos. Os "ciganos" nunca têm frio, andam de manga curta ou só com uma blusinha! (vou já por a Francisca de interiores ali na varanda, que é para ela não se habituar a ter uma temperatura confortável (não é sobreaquecida). Mas vou já a correr muito...) 
- A menina chora muito... (WTH???). Na quinta feira estava nos vizinhos de baixo e ouvia chorar muito. (Chorou 5 minutos porque tinha fome e foi o tempo de lhe preparar o biberão)... 
- Estive em casa da X (nossa conhecida) e até disse, Francisca chora muito, muito, muito... (a minha filha chora para comer e para arrotar. E quando a tiro da água... E que raio tem ela de andar a dizer se a piquena chora muito ou pouco????). Mas ainda fica melhor, quando me diz que foi perguntar à X se já tinha vindo visitar a Francisca. (Não, ainda não veio porque ainda ninguém a convidou. Porque houve uma separação muito chata entre a X e um grande amigo do meu Marido e nestas coisas é sempre complicado perceber o que é correcto fazer...)
Nem meio dia é ainda e já só quero dar com a cabeça numa esquina... Dai-me luz senhores... Dai-me luuuuuzzzzzzzz... 

3 comentários:

raquel disse...

:S...
E que vontade de dar com a cabeça numa esquina!!
Algumas pessoas não se enxergam, pois não?
Valha-nos o Senhor! E paciência, muita paciência... (ou então uma audição muuuuuito selectiva!)
rar*

A nossa viagem.... disse...

que grande paciência que tu tens....

CláuDia disse...

dona fatima..É UMA GANDA PERSONAGEM:)